Você é o líder do atendimento, do planejamento terapêutico do processo de cura do paciente. Seja no seu plantão, na unidade de internação hospitalar, na UTI ou no seu consultório, você comanda o cuidado e ter competências de liderança será fundamental para você se dar bem neste processo.
Por isso, muitos de nós médicos nos tornamos excelentes líderes tanto dentro de hospitais quanto dentro de empresas.
Ser líder é fazer com que os outros façam o que precisa ser feito, porque eles querem fazê-lo.
Portanto, para isso, você precisa ser líder e não, chefe.
Veja abaixo características que todo médico deve ter para liderar:
1. Respeito às pessoas
Você conhece seus liderados, seus valores, suas preferências, seus problemas. Além disso, você respeita essas características inseridas no ambiente do trabalho.
2. Ser exemplo
Se você quer uma equipe pontual, você tem que ser o primeiro a chegar! Seus liderados estão a todo momento te observando e serão reflexo daquilo que você é.
3. Ser líder servidor
Estar a serviço dos seus liderados é um conceito muito moderno sobre liderança. O líder é aquele que facilita o trabalho da sua equipe. Então, ele identifica quais as dificuldades que a equipe possa estar tendo para executar o seu trabalho e providencia a solução.
4. Desenvolver pessoas
O bom líder contrata as pessoas certas e as desenvolve também. Para isso, é importante estar continuamente pensando nas pessoas, avaliando seu desempenho e dando feedbacks quando necessário.
5. Foco em Resultados
O Líder sabe exatamente onde quer chegar e comunica isso à sua equipe, para que todos saibam qual o caminho a seguir. Ele também monitora se todos estão indo para o mesmo lugar e ajusta o barco conforme necessário.